O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, declarou-se nesta segunda-feira "profundamente triste" pela morte de 24 pessoas durante os confrontos entre manifestantes coptas (cristãos do Egito) e forças de segurança no centro do Cairo no domingo.
"O secretário-geral está profundamente triste pela perda de vidas no Cairo na noite passada. Ele convoca todos os egípcios a permanecer unidos e a preservar o espírito das mudanças históricas do início de 2011", indicou sua porta-voz, Martin Nesirky.
Ban "convoca as autoridades de transição a garantir a proteção dos direitos humanos e das liberdades civis dos egípcios de todas as religiões", acrescentou.
Os confrontos de domingo foram os mais mortíferos desde a revolta que derrubou o presidente Hosni Mubarak do poder em fevereiro.
Um toque de recolher foi decretado no centro da capital das 02H00 às 07H00 (21H00 às 02H00 de Brasília) para tentar restabelecer a calma, e a segurança foi reforçada ao redor do Parlamento, da sede do Conselho de Ministros e do Museu Arqueológico do Cairo.