• Carregando...

O secretário geral das Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, alertou nesta sexta-feira (4) para o risco de um "confronto frontal" entre israelenses e palestinos devido ao pedido de adesão de um Estado da Palestina na ONU.

Reino Unido, França e Colômbia anunciaram que não vão apoiar a solicitação palestina no Conselho de Segurança. Vários países ocidentais, além do próprio secretário-geral da ONU, expressaram seus temores quanto ao impacto gerado pela admissão da Palestina na Unesco e às represálias empreendidas por Israel.

"Neste momento, todas as partes devem exercer a moderação para evitar um confronto frontal", disse o porta-voz de Ban, depois de uma reunião com o chanceler dos Emirados Árabes Unidos, Abdullah Ben Zayed al-Nahyane. A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) admitiu na segunda-feira (31) a "Palestina como novo Estado membro" ao final de uma votação nominal. Com 107 votos a favor, 52 abstenções e 14 contra, os palestinos podem aproveitar esta oportunidade para entrar em outras agências da ONU.

Os Estados Unidos anunciaram a suspensão de suas doações à Unesco em virtude de suas leis que impedem o financiamento de organizações que admitam a Organização para a Libertação da Palestina (OLP), formação inicial da Autoridade Palestina.

Israel também suspendeu na quinta-feira (3) suas contribuições para a Unesco em resposta a admissão da Palestina.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]