O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, nomeou nesta sexta-feira o diplomata francês Hervé Ladsous como novo principal responsável dos boinas azuis, que a organização tem enviado em suas missões de paz pelo mundo.
Em seu novo cargo, Ladsous estará à frente dos cerca de 120 mil soldados que a ONU divide em 15 missões internacionais sob mandato do Conselho de Segurança, que recentemente apostou na ampliação do uso das forças de paz com o objetivo de proteger os civis.
O porta-voz da ONU, Eduardo del Buey, disse que o diplomata contribuirá com sua "vasta experiência no campo diplomático que adquiriu durante seu serviço em vários países" em seu cargo de subsecretário-geral para Operações de Paz .
"Também apresenta um agudo julgamento político, uma sólida capacidade para lidar com crises, especialmente na área das operações de paz, e uma profunda compreensão dos desafios enfrentados pelas Nações Unidas", disse del Buey, destacando também sua "capacidade para criar acordos", reconhecida ao redor do mundo.
Ladsous substituirá seu compatriota Alain Le Roy, que foi o principal responsável pelo departamento de Operações de Paz da ONU (DPKO) desde 2008 e saiu de seu posto em agosto por razões pessoais.
"O secretário-geral está muito agradecido a Le Roy por sua dedicação as Nações Unidas e por sua competente liderança do DPKO durante um período de muitos desafios", acrescentou del Buey.
Ladsous, de 61 anos, ocupava até agora o posto de chefe de gabinete do ministro de Exteriores francês, Alain Juppé, enquanto anteriormente foi o embaixador na China, na Indonésia e no Timor-Leste.
Desde 1971 ocupou cargos dentro do corpo diplomático francês e viajou para diferentes lugares como Hong Kong, Austrália e Haiti, sendo também o representante permanente da França na sede da ONU em Genebra e segundo embaixador do organismo internacional em Nova York.