O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou nesta quinta-feira à ilha indonésia de Bali para reunir-se com governantes asiáticos e participar da cúpula do fórum Ásia Oriental, com a agenda centrada na segurança nuclear e marítima.
Antes de chegar ao país, o líder americano esteve na Austrália, onde anunciou o aumento da presença militar dos Estados Unidos na região e o compromisso da Casa Branca com a região Ásia-Pacífico.
Obama terá encontros nesta quinta e sexta-feira com mandatários e no sábado participará da cúpula do fórum Ásia Oriental.
A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, chegou a Bali horas antes, após viagem às Filipinas e à Tailândia para estreitar relações com seus dois principais aliados na região.
A visita de Obama à Indonésia foi precedida de protestos, o último na quarta em Jacarta, onde centenas de pessoas se manifestaram contra a política externa dos EUA.
"Obama vem só para seguir explorando os ricos recursos da Indonésia", afirmou Faizal Abbas, um dos manifestantes.
A Human Rights Watch pediu a Obama que na visita pressione as autoridades da Indonésia pelo respeito aos direitos humanos, após o aumento da violência sectária no país e a piora do conflito independentista na região oriental de Papua.
Um forte esquema de segurança foi montado em Nusa Dua para a chegada do líder americano, incluindo o cadastramento de todos os turistas pelo Centro de Desenvolvimento do Turismo de Bali.