O democrata Barack Obama é o novo presidente dos Estados Unidos, segundo projeções divulgadas há pouco pelas agências de notícias Associated Press e Dow Jones e pela emissora de televisão CNN.
O candidato democrata chegou às eleições como favorito para ocupar a Casa Branca no lugar do atual presidente, George W. Bush.
Todas as pesquisas apontavam a vitória de Obama sobre seu adversário, John McCain, que concorreu pelo Partido Republicano. O democrata é o primeiro negro eleito para governar os Estados Unidos.
De acordo com as projeções, Obama superará a marca dos 270 votos no Colégio Eleitoral, formado por 538 representantes dos 50 Estados e da capital do país, Washington.
No sistema eleitoral norte-americano, o candidato mais votado num Estado leva os votos de todos os delegados desse Estado no colégio.
Na véspera das eleições, Obama passou por um momento difícil: sua avó, Madelyn Dunham, morreu de câncer no Havaí, aos 86 anos. A avó ajudou a criar Obama e era sua parente próxima mais idosa. A mãe do candidato faleceu há mais de dez anos.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião