O democrata Barack Obama é o novo presidente dos Estados Unidos, segundo projeções divulgadas há pouco pelas agências de notícias Associated Press e Dow Jones e pela emissora de televisão CNN.
O candidato democrata chegou às eleições como favorito para ocupar a Casa Branca no lugar do atual presidente, George W. Bush.
Todas as pesquisas apontavam a vitória de Obama sobre seu adversário, John McCain, que concorreu pelo Partido Republicano. O democrata é o primeiro negro eleito para governar os Estados Unidos.
De acordo com as projeções, Obama superará a marca dos 270 votos no Colégio Eleitoral, formado por 538 representantes dos 50 Estados e da capital do país, Washington.
No sistema eleitoral norte-americano, o candidato mais votado num Estado leva os votos de todos os delegados desse Estado no colégio.
Na véspera das eleições, Obama passou por um momento difícil: sua avó, Madelyn Dunham, morreu de câncer no Havaí, aos 86 anos. A avó ajudou a criar Obama e era sua parente próxima mais idosa. A mãe do candidato faleceu há mais de dez anos.
Eleições em 2025 serão decisivas na disputa entre esquerda e direita na América do Sul
Exército inaugura primeira unidade militar brasileira especializada em destruir tanques
Qual será a agenda econômica para 2025?
Desempenho fraco de alunos de escolas privadas em matemática expõe crise da educação no Brasil