Um barco com cerca de 200 pessoas a bordo que pediriam asilo na Austrália naufragou em águas da Indonésia a 120 milhas náuticas a norte da ilha australiana de Christmas, e muitas podem estar afogadas, disseram autoridades nesta quinta-feira.
A polícia australiana disse que uma aeronave militar avistou cerca de 40 pessoas apoiadas sobre o barco virado no meio do mar.
"Sabemos pelo que temos ouvido da aeronave que não há 200 coletes salva vidas a bordo", disse o comissário da polícia para o oeste da Austrália, Karl O'Callaghan, à TV local.
Ele disse que pelo menos 75 pessoas devem ter se afogado.
Um porta-voz do serviço de segurança de fronteira da Austrália disse que a entidade tinha detectado um provável barco seguindo com imigrantes ilegais mais cedo nesta quinta-feira.
"Navios da Marinha da Indonésia estão a caminho", disse o porta-voz da Agência Nacional de Busca e Resgate da Indonésia, Gagah Prakoso, à Reuters.
O naufrágio aconteceu dentro da área de busca e resgate da Indonésia e autoridades australianas estavam oferecendo ajuda, disse a Autoridade de Segurança Marítima australiana.
Refugiados em busca de asilo na Austrália costumam enfrentam viagens perigosas para a ilha Christmas em embarcações sem segurança e superlotadas.
Cerca de 200 pessoas morreram quando um barco lotado afundou na costa de Java Oriental em dezembro de 2011.
(Reportagem adicional de Lincoln Feast in Sydney e James Grubel e Maggie Lu-Yue Yang em Canberra)
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura