O único barco da flotilha que conseguiu partir em direção à Faixa de Gaza seguia hoje para o território costeiro palestino com o objetivo de romper o bloqueio imposto por Israel. O iate MV Dignite/Al Karama, que deixou as águas territoriais da Grécia na manhã de terça-feira, está a caminho de Gaza, disse o porta-voz da campanha Barco Francês para Gaza à agência France Presse.
Segundo Thomas Sommer-Houdeville, as 12 pessoas a bordo não perderam a esperança de que receberão a companhia de outras embarcações, que deveriam ter iniciado seu percurso na semana passada. "Eles estão indo muito bem", disse por telefone, de Atenas. Segundo ele, a embarcação tomou a direção de Gaza na tarde de ontem, após esperar por várias horas, em águas internacionais, se os ativistas gregos, noruegueses e suecos a bordo do MV Juliano conseguiriam zarpar.
"Na tarde de ontem, nossos colegas gregos (a bordo do MV Juliano) não conseguiram partir, então decidimos começar a navegar lentamente" na direção da Faixa de Gaza, disse ele após conversar com ativistas a bordo do Dignite. Os ativistas pró-palestinos a bordo do MV Juliano deveriam tentar partir de um porto grego ainda hoje, apesar de ter sido obrigado a voltar um dia antes, disse um legislador sueco que vai participar da ação.
A maioria dos dez barcos que devem se juntar ao comboio está presa em portos gregos, depois que Atenas impôs uma proibição de partida para qualquer embarcação destinada a Gaza. Outro navio, o irlandês MV Saoirse, passa por reparos num porto turco após danos em seu propulsor que, segundo ativistas, foram resultado de "sabotagem" de Israel. As informações são da Dow Jones.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião