O presidente sírio Bashar Assad fará neste domingo (6) sua primeira grande declaração pública em semanas sobre o levante contra seu governo, informou a mídia estatal nese sábado (5).

CARREGANDO :)

Segundo a televisão síria, Assad, que prometeu esmagar os rebeldes armados que lutam para derrubá-lo, falará sobre os "desdobramentos na Síria e na região".

O último discurso de Assad foi em 3 de junho de 2011, diante do Parlamento. O jornal libanês pró-Síria Al-Akhbar, noticiou na edição de hoje que o presidente sírio se prepara para fazer "o discurso da solução"

Publicidade

Segundo o periódico, que citou fontes anônimas, o chefe de Estado poderá apresentar um plano, com a condição de não ser impedido de se apresentar às eleições presidenciais ao final de seu mandato, em 2014.

Este plano de cinco pontos preveria um cessar-fogo, a presença de observadores internacionais para vigiar sua aplicação, uma Constituinte para redigir uma nova Carta Magna, a formação de um governo de unidade nacional e a realização de eleições livres para formar um novo Parlamento.

Enviado

Durante visita ao final de dezembro a Damasco, o enviado internacional Lakhdar Brahimi sugeriu um plano "baseado na declaração de Genebra", prevendo um cessar-fogo, a formação de um governo e a organização de eleições presidenciais ou parlamentares.

A declaração de Genebra previa um governo de transição, mas não prevê a saída de Assad, uma das condições impostas pela oposição para qualquer regulamentação política.

Publicidade

Brahimi considerou este plano possível de ser aceito pela comunidade internacional. As autoridades sírias reagiram dizendo-se favoráveis a qualquer iniciativa que passe pelo diálogo.

Pelo menos 60 mil pessoas perderam a vida no conflito sírio entre março de 2011 e novembro de 2012, enquanto mais de 550 mil se refugiaram em outros países, segundo os últimos dados da ONU.