A rede britânica BBC pediu desculpas ao embaixador do México por declarações feitas durante o programa de humor Top Gear, nas quais os mexicanos foram descritos como preguiçosos e tolos. A BBC enviou mensagem ao embaixador Eduardo Medina-Mora Icaza ontem, afirmando que os estereótipos nacionais são parte do humor britânico e que os apresentadores não tiveram a intenção ofender.
"Nossos próprios comediantes fazem piada chamando os britânicos de cozinheiros e amantes horríveis; que os italianos são desorganizados e dramáticos; os franceses arrogantes e os alemães muito organizados", diz a carta. "Sentimos muito se ofendemos algumas pessoas, mas piadas centradas em estereótipos nacionais são parte do humor do 'Top Gear'".
As declarações foram feitas numa parte do programa na qual o apresentador Richard Hammond afirmou que os carros imitam as características nacionais. "Carros mexicanos devem ser vagarosos fracos, flatulentos, imbecis com um bigode esbarrando numa cerca, dormindo, parecendo um cáctus com um cobertor com um buraco no meio, usado como casaco", disse ele.
O apresentador James May fez piada com a comida mexicana e Jeremy Clarkson deu a entender que o embaixador estaria muito ocupado dormindo para registrar qualquer tipo de queixa. Mas o embaixador escreveu para a BBC no começo desta semana reclamando sobre a "intolerância e ignorância" dos apresentadores.
A BBC recebeu milhares de outras reclamações sobre os comentários sobre os mexicanos, particularmente de pessoas fora da Grã-Bretanha. Hammond, Clarkson e May são conhecidos por suas piadas irreverentes. A BBC já recebeu reclamações quando Clarkson fez uma piada que ligava motoristas de caminhão a assassinos de prostitutas e descreveu o primeiro-ministro Gordon Brown como um "idiota escocês de um olho só". A mistura de piadas grotescas e auto adoração faz de "Top Gear" uma instituição britânica, transmitida para mais de 100 países. Mais de 6 milhões de expectadores viram o episódio em questão. As informações são da Associated Press.
Clima e super-ricos: vitória de Trump seria revés para pautas internacionais de Lula
Nos EUA, parlamentares de direita tentam estreitar laços com Trump
Governo Lula acompanha com atenção a eleição nos EUA; ouça o podcast
Pressionado a cortar gastos, Lula se vê entre desagradar aliados e acalmar mercado
Deixe sua opinião