Encontros de bebedeira em massa causaram confrontos entre jovens espanhóis e policiais neste sábado, deixando 80 feridos e 70 presos em Barcelona e Salamanca, segundo a polícia. Milhares de jovens se reuniram em cidades espanholas na sexta-feira à noite para tentar promover um recorde de bebedeira na rua, conhecida como "botellon" (garrafão).
Em Granada, no sul do país, 25 mil pessoas participaram do evento, de acordo com a polícia. A violência foi maior em Barcelona, a segunda cidade espanhola, onde 68 pessoas, incluindo 37 policiais, ficaram feridas e 54 foram presas.
A polícia de Barcelona usou cassetetes e balas de borracha para tentar controlar os jovens, que estavam jogando latas e garrafas, segundo a imprensa. Os bombeiros foram chamados para acabar com 50 focos de incêndio, iniciados por jovens que colocaram fogo em latoes de lixo nas ruas. Vitrines de lojas foram quebradas e muitos estabelecimentos saqueados.
O evento em Barcelona se transformou em uma batalha entre os jovens e a polícia, nas ruelas do centro da cidade, e durou por quase toda a noite. A polícia culpou cerca de 200 pessoas, que estariam na ruas com a intenção de causar problemas. Outras 12 pessoas foram feridas e 16 presas, incluindo um italiano e um alemão, na cidade universitária de Salamanca, a 180 km de Madri.
Jesus Malaga, da administraao de Salamanca, disse que cerca de 2.000 jovens se reuniram na manha de s bado e cerca de 100 colocaram fogo em latas de lixo.
O "botellon" se tornou parte da vida dos jovens que, entediados em casa e sem dinheiro para frequentar bares, compram bebidas em supermercados e as consomem em praas, durante toda a noite. Incomodadas pelo barulho e pelo cheiro de urina e v mito, muitas administraoes locais baniram a bebedeira nas ruas.