Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
BRICS

Belarus manifesta intenção de aderir ao Brics ainda neste ano

Belarus manifesta intenção de aderir ao Brics ainda neste ano
Presidente da Belarus, Alexander Lukashenko, durante encontro de líderes na Rússia (Foto: EFE/EPA/VLADIMIR ASTAPKOVICH/SPUTNIK/KREMLIN POOL)

Ouça este conteúdo

O ministro das Relações Exteriores de Belarus, Sergei Aleinik, afirmou nesta quarta-feira (22) que o país está interessado em aderir ao Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul e que pretende se integrar ainda em 2023.

"O ingresso rápido como membro na plenitude de direitos a esta organização é uma tarefa importante deste ano", indicou o chefe da diplomacia bielorrussa, em reunião com demais integrantes da pasta que dirige, segundo a agência local de notícias "Belta".

Aleinik avaliou positivamente o processo de entrada de Belarus na Organização de Cooperação de Xangai, que começou em setembro do ano passado e falou no não esquecimento de "outros formatos relativamente novos" para o país, como o "Rússia-África", o qual o país europeu se juntou recentemente.

No entanto, Aleinik destacou a importância de "trabalhar no assunto de se juntar ao formato Brics", com o qual se busca aprofundar a interação.

Cerca de 15 países, entre os quais, Argentina, Arábia Saudita, Egito e Turquia manifestaram interesse em aderir ao bloco, inicialmente criado por Brasil, Rússia, Índia e China, e ampliado em 2010, com a entrada da África do Sul.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.