Soldado belga aguarda em frente a uma escola judaica na cidade de Antuérpia neste sábado| Foto: REUTERS/Yves Herman

A Bélgica vai mobilizar até 300 soldados para ajudar a manter a segurança pública no país, após as operações policiais dos últimos dias que, segundo o governo, evitaram ataques terroristas, afirmou o primeiro-ministro Charles Michel neste sábado.

CARREGANDO :)

A mobilização dos soldados terá início hoje e irá se concentrar na capital, Bruxelas, e na cidade portuária de Antuérpia, de acordo com comunicado divulgado por Michel após se reunir com seu gabinete.

O premiê disse que a medida poderá se estender para outras partes do país, incluindo a cidade de Verviers, onde a polícia matou dois supostos terroristas e deteve vários outros em operação realizada na última quinta-feira.

Publicidade

"Os soldados mobilizados estarão armados e terão a tarefa principal de fazer vigilância em determinados locais", afirmou Michel. "Eles vão reforçar os serviços da polícia."

Vários outros países europeus ampliaram medidas de segurança e lançaram ofensivas contra supostas células terroristas, após os ataques ocorridos em Paris e nas imediações da capital francesa na semana passada. O foco é em cidadãos que tenham retornado de países como a Síria, onde podem ter recebido treinamento para o uso de armas.