O papa emérito Bento XVI já entregou o anel do Pescador - colocado no dedo anular direito do cardeal que é coroado papa - ao cardeal camerlengo Tarcísio Bertone para que seja destruído, sinal de que seu pontificado terminou, confirmou neste sábado o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, que acrescentou que a preparação da Capela Sistina para o conclave ainda não começou.
Lombardi reiterou que o objeto será destruído na presença do Colégio dos Cardeais. O anel é de ouro e tem o nome do papa e, em alto relevo, o apóstolo Pedro pescando sobre uma barca. Os selos utilizados por Bento XVI também foram anulados.
O nome do Papa Emérito, Bento XVI, deixará de ser mencionado nas missas da Igreja Católica em todo o mundo durante a Sé Vacante, período em que o Vaticano se encontrará sem Chefe de Estado. A figura do Pontífice só voltará a ser mencionada nas liturgias após a escolha do sucessor.
Conclave
A dois dias do começo das duas primeiras reuniões de cardeais preparatórias para o conclave, os cardeais continuam a chegar a Roma, onde já se estão mais de 150 dos 207 que compõem o Colégio Cardinalício.
Segundo Lombardi, em Roma vivem de maneira permanente 75 cardeais, e outros 66, vindos de outras partes do mundo, já estão na cidade, enquanto espera-se que os demais cheguem até a próxima quarta-feira.
O Colégio Cardinalício é composto por 207 cardeais, dos quais 117 têm menos de 80 anos e o restante supera essa idade. As leis do Vaticano preveem que só podem entrar na capela Sistina, local do conclave, os cardeais com menos de 80 anos. Os outros, embora não possam votar, podem ser escolhidos papa.
A partir de segunda, a Santa Sé poderá anunciar a qualquer momento quando será o início das votações que irão escolher o próximo Sumo Pontífice. Prontas, as 106 suítes e 22 quartos simples da Casa de Santa Marta, onde se hospedarão os cardeais, serão sorteadas e já estão disponíveis aos eleitores.
Brasil
Nos bastidores, o nome do brasileiro dom Odilo Scherer começa a ganhar força, segundo o jornal La Stampa - o fator idade, ele tem 63 anos, seria um dos seus grandes trunfos. Um dos grupos que o apoiariam seria o dos americanos, que destacam a necessidade de o pontificado sair da Europa para que a Igreja tenha sua força renovada.