Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Religião

Bento XVI proclama quatro novos santos

Vaticano – O papa Bento XVI proclamou quatro novos santos, entre eles o bispo mexicano Rafael Guízar Valencia, vítima da perseguição anticlerical no século 20, no México. Durante a missa de canonização, o Pontífice disse que "santo é o homem ou a mulher que, respondendo com alegria e generosidade ao chamado de Cristo, deixa tudo para segui-lo".

Sobre Rafael Guízar Valencia, que foi bispo de Veracruz e beatificado em 29 de janeiro de 1995, o Papa explicou que ele é um exemplo de quem deixou tudo para seguir a Jesus.

"Este santo foi fiel à palavra divina, viva e eficaz, que penetra no mais fundo do espírito. Imitando o Cristo pobre, desprendeu-se de seus bens e nunca aceitou presentes dos poderosos", afirmou Bento XVI. Segundo o Papa, sua dedicação aos desfavorecidos fez com que Valência passasse a ser chamado de "o bispo dos pobres".

A canonização foi realizada na Praça de São Pedro, diante de milhares de fiéis, entre eles cerca de 7 mil mexicanos, de acordo com as estimativas do padre Rafael González, um dos defensores da canonização de Guízar.

Bento XVI também proclamou santos o italiano Filippo Smaldone (1848 – 1923), fundador da Congregação das Irmãs Salesianas dos Sagrados Corações; a italiana Rosa Venerini (1656 – 1728), fundadora das Mestras Pias Venerini; e a freira francesa Teodora Guerin (1798 – 1856), fundadora da Congregação das Irmãs da Providência de Santa Maria.

Esta foi a segunda cerimônia de canonização presidida por Bento XVI, que foi eleito Papa em 19 de abril de 2005, substituindo João Paulo II, morto semanas antes.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros