O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, pediu aos italianos que tirassem férias em sua própria pátria de "céu, sol e mar", em uma nova propaganda na televisão que pretende estimular a economia a sair da recessão.
Isso acontece semanas depois que o governo italiano divulgou um plano de austeridade orçamentária de 25 bilhões de euros que provocou protestos e ajudou a levar seus índices de popularidade a novas mínimas.
O comercial de 30 segundos "Mágica Itália" criado por Ministério do Turismo intercala cenas pitorescas de mar, sol e pontes com imagens de monumentos famosos e joias artísticas.
"O que você está vendo é a sua Itália, um único país de céu, sol, mar, mas também de história, cultura e arte", narrou Berlusconi durante o comercial.
"É um país extraordinário, que você ainda tem de descobrir. Use suas férias para conhecer melhor a Itália, sua mágica Itália".
Foi a primeira vez que um primeiro-ministro italiano deu voz a uma propaganda institucional. Segundo a ministra do Turismo, Vittoria Brambilla, a ação pretende estimular a economia num momento de corte de gastos.
Os italianos devem gastar cerca de 14 bilhões de euros em férias no exterior neste ano e desviar uma pequena parcela desse montante de volta para a Itália ajudaria, ela disse.
No passado, Berlusconi já havia pedido aos italianos que mantivessem os gastos para ajudar a economia da Itália, que sofreu sua pior recessão no pós-guerra em 2008 e 2009.
Fiscalização do Pix pode ser questionada na Justiça; saiba como evitar cobranças
Regulação das redes: quem é o advogado-geral da União que se posicionou contra Mark Zuckerberg
Impactos da posse de Trump nos EUA animam a direita; ouça o podcast
Sidônio toma posse para tentar “salvar” comunicação de Lula