Silvio Berlusconi será o primeiro nome da lista de seu partido nas eleições legislativas de 2013 para tentar voltar a presidir o governo italiano, informa o jornal Il Corriere della Sera.
"A decisão está tomada: Berlusconi apresentará novamente sua candidatura para primeiro-ministro", afirma o jornal, sem citar as fontes e com base nas pesquisas que seriam favoráveis ao ex-chefe de Governo italiano.
O partido de Berlusconi, o Povo da Liberdade (PDL), está em um momento ruim e o sucessor designado de Berlusconi, Angelino Alfano, não conseguiu conter a queda de popularidade do movimento.
"Um PDL sem Berlusconi não conseguiria nem 10%, enquanto no caso de Alfano como candidato ao posto de chefe de Governo com o apoio de Berlusconi como presidente do partido o resultado seria de 18%", afirma o jornal.
"Se, ao contrário, Berlusconi tiver envolvimento pessoal nas eleições para a presidência do Conselho, com Alfano a seu lado e uma equipe de jovens dirigentes, as urnas dariam 30% dos votos, segundo as pesquisas", completa a publicação.
'Il Cavaliere', que deixou o cargo de primeiro-ministro em novembro de 2011 e cedeu o posto a Mario Monti, terá 76 anos em abril de 2013, quando estão previstas as próximas legislativas.
Esquerda tenta reconexão com trabalhador ao propor fim da escala 6×1
Jornada 6×1: o debate sobre o tema na política e nas redes sociais
PT apresenta novo “PL da Censura” para regular redes após crescimento da direita nas urnas
Janjapalooza terá apoio de estatais e “cachês simbólicos” devem somar R$ 900 mil