Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
legislativo italiano

"Bersani é um homem morto que fala", diz terceiro colocado nas eleições italianas

Líder do Movimento 5 Estrelas, o terceiro mais votado nas eleições legislativas italianas, o comediante Beppe Grillo descartou qualquer aliança com a centro-esquerda de Pier Luigi Bersani e ainda iniciou através de seu blog um bate-boca com o representante da coalizão mais votada.

"Bersani é um morto que fala. Faz propostas indecentes, que se demita!", escreveu Grillo, se referindo à estreita vitória do PD, quando pesquisas apontavam que o partido venceria de forma mais tranquila. Grillo ironizou o pedido de apoio, lembrando críticas feitas por Bersani durante a campanha ao Movimento 5 Estrelas e destacou: "O M5S (sigla em italiano) não dará um voto de confiança ao Partido Democrata (ou a qualquer pessoa). Votará nas leis que reflitam nosso programa."

A resposta não demorou: "Venha dizer-me isso no Parlamento", retrucou o líder do Partido Democrata, pedindo que Grillo assuma suas responsabilidades.

A coalizão de Bersani conquistou a maior parte das cadeiras no Parlamento, mas não obteve maioria para governar sem evitar bloqueios de opositores. Na terça-feira, o líder do PD descartou uma coligação com a centro-direita do ex-premier Silvio Berlusconi, mas deixou a porta aberta ao movimento de Grillo. Bersani apresentou uma agenda onde muitos pontos coincidiam com as propostas do M5S. Mas disse que qualquer grupo que apoiasse a coalizão deveria lhe dar um voto de confiança - necessário para a formação de um novo governo.

As afirmações de Grillo - que durante a campanha rejeitou as medidas de austeridade e práticas da política tradicional -, no entanto, não deixaram dúvidas sobre a sua posição. O limbo político italiano preocupa os países vizinhos, num momento em que várias nações da zona do euro enfrentam uma crise financeira.

Um ataque de fora a Grillo e a Berlusconi causou nesta quarta-feira um momento de tensão entre Itália e Alemanha. O presidente Giorgio Napolitano cancelou um jantar com o social-democrata Pier Steinbrueck, candidato da oposição às eleições alemãs, depois que este chamou os dois políticos de "palhaços".

Steinbrueck, que enfrentará a chanceler federal Angela Merkel nas urnas em setembro, tem fama de cometer gafes. Na terça-feira, ele disse que estava surpreso por "dois palhaços" terem sido bem colocados nas eleições italianas. Napolitano não tem afinidades políticas com Berlusconi ou Grillo, mas tomou as dores pelo país.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.