O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, perdoará todos os condenados em nível federal por porte de maconha por meio de uma ordem executiva, segundo anunciou a Casa Branca nesta quinta-feira (6).
“Mandar pessoas para a prisão simplesmente por portar maconha afetou muitas vidas e colocou pessoas na prisão por uma conduta que é legal em muitos estados”, disse Biden em um vídeo para anunciar a decisão.
Em uma conversa por telefone com jornalistas, funcionários de alto escalão do governo dos EUA explicaram que a ordem afetará os condenados em nível federal, dos quais ninguém está preso atualmente, mas que Biden pretende pressionar os governadores a fazer o mesmo nos estados.
“Estimamos que cerca de 6,5 mil pessoas condenadas por porte de maconha em nível federal e mil pessoas no Distrito de Columbia se beneficiarão dessa decisão”, detalhou um dos funcionários durante a ligação.
A maioria das condenações por porte de maconha, no entanto, ocorre em nível estadual, razão pela qual o governo do presidente democrata pedirá aos governadores de todo o país que tomem a mesma medida.
O anúncio faz parte de uma série de ações executivas anunciadas por Biden para tentar tomar medidas para descriminalizar a maconha, uma de suas promessas eleitorais que, no entanto, não foi concretizada pela falta de acordos no Congresso.
Milei x Lula: G20 promete confronto de visões que testará pragmatismo entre Brasil e Argentina
Efeito Milei: como as maiores empresas argentinas cresceram 130% no último ano
Ministro de Lula endossa xingamento de Janja a Musk: “Estava preso nas nossas gargantas”
A tática do PCC para evitar vazamento de informação no mundo do crime