O presidente dos EUA, Joe Biden, causou um tumulto na campanha de Kamala Harris, nesta terça-feira (29), durante um evento em busca de votos latinos, após classificar os apoiadores de Donald Trump como "lixo".
O mandatário americano falava sobre o comício do republicano em Nova York, no último domingo, quando o humorista Tody Hinchcliffe, um dos primeiros a discursar no ato de campanha, fez piadas sobre Porto Rico, chamando a ilha dos EUA de “lixo flutuante”.
Em resposta, Biden afirmou que “o único lixo que vejo flutuando por aí são os apoiadores dele [Trump]. A demonização dos latinos por parte dele é inconcebível e antiamericana. É totalmente contrária a tudo o que fizemos, a tudo o que somos”.
O atual presidente dos EUA estava em segundo plano na campanha de Kamala Harris, até o momento. No entanto, sua declaração nesta terça-feira gerou reações de lideranças republicanas e precisou ser contornada pela Casa Branca.
Alguns jornais americanos chegam a dizer que a fala de Joe Biden pode ter dado uma assistência importante para Trump nesta reta final antes das eleições do dia 5 ao distrair os eleitores do discurso de encerramento da vice-presidente Kamala Harris na Casa Branca na noite desta terça-feira.
Depois da fala do presidente, a Casa Branca tentou rapidamente contornar os comentários de Biden, com o porta-voz Andrew Bates dizendo que ele estava se referindo à "retórica odiosa" no comício em Nova York e não aos apoiadores do ex-presidente, de forma geral.
O próprio Biden foi às redes sociais, mais tarde, se justificar sobre a fala. “Hoje mais cedo, me referi à retórica odiosa sobre Porto Rico vomitada pelo apoiador de Trump em seu comício no Madison Square Garden como lixo - que é a única palavra que consigo pensar para descrevê-la. Sua demonização dos latinos é inconcebível. Era tudo o que eu queria dizer. Os comentários naquele comício não refletem quem somos como nação”, escreveu no X.
Os comentários de Biden imediatamente causaram repercussão nas redes sociais e geraram críticas de republicanos como o senador Marco Rubio e o próprio ex-presidente Trump.
“Espero que a campanha deles esteja prestes a se desculpar pelo que Joe Biden acabou de dizer”, disse Rubio em um comício de Trump em Allentown, na Pensilvânia. “Não somos lixo. Somos patriotas que amam a América”, disse.
Mais tarde, Trump comparou o comentário de Biden a outro de Hillary Clinton, em 2016, quando chamou os apoiadores do ex-presidente de "deploráveis".
“Por favor, perdoe-o, pois ele não sabe o que diz”, disse Trump, se referindo à saúde mental do atual presidente Biden, de 81 anos.
E se Trump sobretaxar o Brasil? Entenda os impactos sobre nossa economia
Decretos, deportações e atrito com governo Lula: a primeira semana movimentada de Trump
O Pé-de-Meia e a burla do governo ao orçamento
De presidenciável a aliada de Lula: a situação dos governadores do PSDB em meio à fusão da sigla