O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse nesta terça-feira (5) que talvez não concorreria à reeleição em 2024 se seu antecessor, Donald Trump (2017-2021), não estivesse tentando retornar à Casa Branca.
Segundo informações da CNN, Biden fez o comentário durante um encontro com doadores de campanha na região de Boston. Trump, derrotado pelo democrata na eleição de 2020, lidera as pesquisas para ser novamente o candidato do Partido Republicano no ano que vem.
“Se Trump não estivesse concorrendo, não tenho certeza se estaria concorrendo”, disse Biden. “Não podemos deixá-lo vencer”, afirmou o presidente americano, que alegou que Trump seria um presidente autoritário se voltasse à Casa Branca.
“Trump não está nem escondendo mais o jogo. Ele está nos dizendo o que vai fazer. Ele não esconde isso”, disse Biden.
O democrata anunciou em abril que tentará a reeleição, mas sua candidatura desperta desconfiança entre o eleitorado americano e até mesmo dentro do seu partido.
Uma pesquisa encomendada pela agência Reuters ao instituto Ipsos mostrou em setembro que 77% da população em geral e 65% dos democratas consideram Biden velho demais para ser presidente. Apenas 39% dos americanos acreditam que ele está num estado mental adequado para o cargo.
Biden, que completou 81 anos em novembro, já é o presidente mais idoso da história dos Estados Unidos e terá 86 ao fim do seu segundo mandato caso seja reeleito.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano