Ao participar da Cúpula Nacional de Comunidades Mais Seguras em West Hatford, no estado americano de Connecticut, nesta sexta-feira (16), o presidente americano Joe Biden terminou seu discurso dizendo “Alright? God save the Queen, man”, que, em uma tradução livre, significa “Está certo? Deus salve a Rainha, cara”.
A declaração, oriunda do hino do Reino Unido, gerou uma forte repercussão entre as pessoas que acompanhavam o evento e até mesmo nas redes sociais. O atual monarca do Reino Unido é o rei Charles III, tendo em vista que a Rainha Elizabeth II morreu em setembro do ano passado.
“Vários de vocês me perguntaram por que ele poderia ter dito isso”, escreveu Todd Gillman, do Dallas Morning News, descrevendo o momento acompanhado pelo pool de repórteres que cobrem a Casa Branca. "Não faço ideia, e nenhum dos outros repórteres fazem ideia".
O jornalista e historiador Yoni Applebaum, editor do The Atlantic, lembrou que não foi a primeira vez que Biden usou a frase num contexto estranho: "Biden tem o hábito extremamente estranho de terminar suas falas com frases crípticas cujo significado é mais compreendido somente por ele. 'Deus salve a rainha' foi também o que ele disse logo depois da certificação da eleição de Trump em 2017. Parece que ele fala isso querendo significar algo como 'Deus nos ajude'", escreveu Applebaum no Twitter.
Antes de encerrar a fala saudando a rainha, o presidente americano discursava sobre a necessidade de leis de armas mais rígidas. Biden pediu novas leis para proibir rifles semiautomáticos estilo AR-15 e pentes de alta capacidade e responsabilizar os proprietários de armas pelo armazenamento inseguro de suas armas.
Bolsonaro “planejou, dirigiu e executou” atos para consumar golpe de Estado, diz PF
PF acusa Braga Netto de pressionar comandantes sobre suposta tentativa de golpe
Governadores do Sul e Sudeste apostam contra PEC de Lula para segurança ao formalizar Cosud
Congresso segue com o poder nas emendas parlamentares; ouça o podcast