O governo do presidente americano, Joe Biden, está considerando abrigar crianças imigrantes que chegam aos Estados Unidos desacompanhadas de seus pais em uma base militar na Virgínia, informou a agência de notícias Reuters nesta sexta-feira (5), citando uma nota interna do Departamento de Saúde e Serviços Humanos.
A imigração ilegal na fronteira sul dos Estados Unidos tem aumentado recentemente, depois que Biden desfez várias das políticas migratórias restritivas de seu antecessor, Donald Trump – uma delas permitia que as autoridades dos EUA deportassem rapidamente os imigrantes flagrados cruzando ilegalmente a fronteira.
Há um crescimento, principalmente, no número de crianças desacompanhadas que fazem a perigosa travessia. De acordo com o site de notícias Axios, na última semana de fevereiro, o Controle de Fronteira levou, em média, 321 crianças sob custódia por dia. Na primeira semana de janeiro a média foi de 47 por dia. Em 4 de março, segundo o departamento, 7.700 crianças estavam em abrigos do governo federal americano, o nível mais alto desde 2019. Por causa disso, os abrigos destinados a estes imigrantes estão chegando ao limite de suas capacidades.
A lei americana prevê que esses menores desacompanhados – que chegam aos EUA sem os pais ou responsáveis legais – sejam levados pelas patrulhas de fronteira a centros de acolhimento, controlados pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos, em até 72 horas. No alerta visto pela Reuters, a pasta diz que precisa urgentemente encontrar mais abrigos para menores desacompanhados. Diz também que precisa “agressivamente” encontrar soluções para o crescente número de crianças que entram no país em meio à pandemia de Covid-19.
Um porta-voz do Pentágono confirmou à agência de notícias e à Fox News que a base de Fort Lee, na Virgínia, estava sendo avaliada como um possível abrigo para as crianças imigrantes, embora um pedido oficial não tenha sido feito. Se isso se confirmar, porém, não será a primeira vez que os Estados Unidos colocariam menores desacompanhados em instalações militares. O mesmo ocorreu durante o governo do ex-presidente Barack Obama em 2014.
Recentemente, a administração Biden abriu uma instalação para crianças desacompanhadas em Carrizo Springs, no Texas. Também está abrindo mais duas instalações no estado para atender famílias e crianças migrantes.
Dado o potencial para mais uma crise de imigração na fronteira, republicanos estão pedindo que Biden restabeleça o estado de emergência nacional na fronteira.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares