Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Com aposentadoria de juiz

Biden fará 1ª indicação para Suprema Corte, mas vantagem conservadora de 6-3 será mantida

Stephen Breyer (em foto de 2011), que vai se aposentar, foi indicado pelo democrata Bill Clinton em 1994 e pertence à ala liberal do tribunal (Foto: EFE/JIM LO SCALZO)

Ouça este conteúdo

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, deve fazer ainda este ano sua primeira indicação para a Suprema Corte, já que o juiz Stephen Breyer deve anunciar nesta semana sua aposentadoria.

Fontes da CNN informaram que Breyer, de 83 anos e o juiz mais velho da corte, anunciará formalmente sua aposentadoria em um evento na Casa Branca com o presidente nesta quinta-feira (27). Ele deve permanecer no cargo até o final do atual mandato do tribunal, no meio deste ano, e até que um substituto seja confirmado por Biden.

Durante a campanha presidencial, o democrata havia dito que pretendia indicar uma mulher negra para a corte, o que foi cobrado por parlamentares do seu partido nesta quarta-feira (26).

Entretanto, a substituição de Breyer não vai mudar o quadro atual de seis juízes conservadores e três liberais da Suprema Corte, já que ele foi indicado pelo democrata Bill Clinton em 1994 e pertence à ala liberal do tribunal.

Este ano, a Suprema Corte dos Estados Unidos deve decidir a respeito de uma revisão da decisão Roe v. Wade, que em 1973 autorizou o aborto no país em determinadas circunstâncias. Ativistas contrários ao aborto acreditam que, com uma maioria de juízes indicados por presidentes republicanos, a corte deve mudar a jurisprudência sobre o assunto nos Estados Unidos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.