O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, realizou o primeiro ato oficial de 2024 da sua campanha em busca da reeleição, ao proferir um discurso na tarde desta sexta-feira (5) em uma universidade em Blue Bell, no estado da Pensilvânia.
O pronunciamento teve como foco seu provável adversário na eleição de novembro, o ex-presidente Donald Trump (2017-2021), derrotado pelo democrata no pleito de 2020 e que lidera as pesquisas para as primárias do Partido Republicano.
“A escolha é clara. A campanha de Donald Trump é sobre ele, não sobre os Estados Unidos, não sobre você. A campanha de Donald Trump é obcecada pelo passado, não pelo futuro. Ele está disposto a sacrificar a nossa democracia para se colocar no poder. A nossa campanha é diferente”, disse Biden.
O democrata alegou que Trump “tenta reescrever os fatos de 6 de janeiro”, em referência à invasão do Congresso americano por apoiadores do republicano há três anos, durante sessão conjunta em que a vitória de Biden era certificada.
“Eles eram insurrecionistas, não patriotas. Eles não estavam lá para defender a Constituição; estavam lá para destruir a Constituição”, afirmou Biden.
Trump é réu em um processo federal pela invasão do Capitólio, fato que levou recentemente os estados do Colorado e do Maine a torná-lo inelegível nas primárias locais do Partido Republicano, com base num dispositivo da Constituição americana que proíbe quem participou de insurreições e rebeliões de ocupar cargos públicos. O republicano apresentou recursos contra essas decisões de inelegibilidade.
Deixe sua opinião