O vice-presidente dos Estados Unidos, Joseph Biden, enfatizou nesta terça-feira durante sua visita à cidade japonesa de Sendai, afetada pela tragédia de 11 de março, o compromisso de seu país em ajudar o Japão na reconstrução das áreas devastadas.
"Estamos orgulhosos de ter ajudado o Japão e vamos continuar nosso trabalho", disse Biden em discurso no aeroporto de Sendai, que foi a base do Exército americano durante a chamada operação "Tomodachi" (Amigos, em japonês) para ajudar as regiões assoladas pelo terremoto e o tsunami de 11 de março.
Biden demonstrou satisfação pelas forças militares americanas terem participado da recuperação desse aeroporto, que foi temporariamente inundado pelo tsunami, junto das Forças de Autodefesa japonesas (Exército).
"O povo americano sente pelos que sobreviveram ao desastre" disse o vice-presidente dos EUA.
Biden foi também à localidade de Natori, devastada pelo tsunami, onde visitou famílias resgatadas em razão do desastre, e demonstrou interesse pela sua situação.
O vice-presidente dos EUA visitará nesta quarta-feira a base aérea americana de Yokota, no oeste de Tóquio, de onde embarcará para seu país. EFE