Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Crise no Oriente Médio

Biden revela que há “diálogo ativo” com Israel sobre resposta ao Irã

Biden revela que há “diálogo ativo” com Israel sobre resposta ao Irã
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (à direita), e a vice-presidente americana, Kamala Harris, durante uma reunião com a equipe de segurança nacional nesta terça-feira (1º) na Casa Branca em Washington. (Foto: EFE/Casa Branca )

Ouça este conteúdo

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse nesta terça-feira (1º) que há um “diálogo ativo” com Israel sobre como responder ao ataque com mísseis do Irã e afirmou que as consequências da escalada para Teerã “ainda não foram vistas”.

Em conversa com jornalistas na Casa Branca, Biden afirmou que planeja falar com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, embora não tenha dito quando, e explicou que sua equipe tem estado em contato “constante” com seus pares israelenses.

“Eu não falei com ele [Netanyahu]. Falamos com todo o seu pessoal e vou falar com ele”, declarou Biden, que passou a maior parte do dia na “sala de crise” da Casa Branca monitorando a situação.

Perguntado por um jornalista sobre quais deveriam ser as consequências para o Irã pelos quase 200 mísseis que lançou contra Israel, Biden declarou: “Isso [as consequências] ainda está para ser visto”.

Na opinião do presidente americano, a resistência de Israel ao novo ataque iraniano foi uma “prova” da capacidade militar do país e do “planejamento intensivo” existente entre os dois governos.

“Sob a minha liderança, as Forças Armadas dos EUA apoiaram ativamente a defesa de Israel, e ainda estamos avaliando o impacto. Mas, com base no que sabemos agora, o ataque parece ter sido derrotado e parece ter sido ineficaz”, acrescentou.

Os EUA ajudaram a derrubar alguns dos mísseis lançados pelo Irã contra Israel, inclusive usando seus destróieres USS Bulkeley e USS Cole no leste do mar Mediterrâneo.

“Que não haja dúvidas de que os EUA estão totalmente, totalmente, totalmente apoiando Israel”, concluiu Biden, com veemência.

A ofensiva desta terça-feira ocorreu em meio ao aumento da tensão na região depois que as Forças de Defesa de Israel (FDI) realizaram o que descreveram como ataques terrestres limitados e localizados contra alvos terroristas e infraestrutura do Hezbollah no sul do Líbano.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.