Ouça este conteúdo
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sugeriu nesta quarta-feira (23) que seu homólogo russo, Vladimir Putin, poderia estar por trás da morte (ainda não confirmada oficialmente) do líder do grupo mercenário Wagner, Yevgeny Prigozhin.
Em conversa com jornalistas em South Lake Tahoe, na Califórnia, Biden lembrou que em julho disse que Prigozhin deveria tomar cuidado com o que comia após um motim do Grupo Wagner contra o governo russo, ocorrido em 24 de junho, ter fracassado.
“Vocês devem se lembrar, fui questionado sobre isso”, disse Biden nesta quarta-feira. “Não sei ao certo o que aconteceu, mas não estou surpreso. Não acontece muita coisa na Rússia que Putin não esteja por atrás. Mas não sei o suficiente para responder [se realmente a queda do avião foi um atentado].”
A Agência Federal de Transporte Aéreo da Rússia (Rosaviatsiya), que iniciou uma investigação sobre a queda do avião, informou que o nome de Prigozhin estava na lista de passageiros de um jato executivo da Embraer que caiu na região russa de Tver.
Os três pilotos e os sete passageiros a bordo morreram, segundo a agência. Oito corpos já teriam sido resgatados.