O presidente americano disse que não irá à posse do libertário porque já tem viagem marcada para 10 de dezembro| Foto: EFE/EPA/SHAWN THEW
Ouça este conteúdo

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, conversou por telefone nesta quarta-feira (22) com Javier Milei, eleito no último domingo (19) para presidir a Argentina até 2027, e o parabenizou pela vitória sobre o peronista Sergio Massa.

CARREGANDO :)

Segundo informações do jornal Clarín, a futura chanceler do governo Milei, Diana Mondino, disse à imprensa que a conversa de cerca de dez minutos “foi muito amigável e eles falaram principalmente sobre a libertação de reféns em Israel”.

“Milei falou com ele [Biden] sobre a energia e os alimentos que a Argentina tem e que [o país] pode contribuir para o mundo. Foi um diálogo muito fluido”, disse Mondino.

Publicidade

Segundo ela, Biden pediu desculpas porque não poderá comparecer à posse de Milei, em 10 de dezembro, porque tem outra viagem marcada para essa data. Apesar disso, o presidente americano disse ao economista libertário que acredita que a Argentina “encontrará uma saída para a crise” e ofereceu apoio dos Estados Unidos para isso.

Milei é admirador do ex-presidente americano Donald Trump (2017-2021), que Biden derrotou na eleição de 2020. Ambos devem se enfrentar novamente em 2024, já que o republicano lidera as pesquisas para a indicação do seu partido para a disputa presidencial.

No domingo, logo após a confirmação da vitória de Milei, Trump publicou mensagens nas redes sociais parabenizando o argentino. “Você vai mudar seu país e fará com que a Argentina seja grande novamente!”, escreveu.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]