Joe Biden, presidente eleito dos EUA segundo projeções da imprensa americana, recebeu nesta terça-feira (10) a ligação de líderes de países aliados que o parabenizaram por sua vitória nas eleições presidenciais. O presidente Donald Trump não reconhece a vitória da chapa democrata e está entrando com ações legais sobre os resultados, enquanto a apuração dos votos segue em andamento em alguns estados.
A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, disse a Biden que espera uma relação de confiança e trabalho em conjunto com o próximo governo americano, segundo comunicado divulgado por seu porta-voz, Steffen Seibert.
"A chanceler e o presidente designado concordaram que as relações transatlânticas são da maior importância dados os muitos desafios globais", disse Seibert.
O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, disse que ligou para Joe Biden para parabenizá-lo por sua eleição. "Estou ansioso para fortalecer a parceria entre nossos países e trabalhar com [Biden] em nossas prioridades em comum - incluindo o combate às mudanças climáticas, a promoção da democracia e a recuperação da pandemia", disse Johnson pelo Twitter. Um porta-voz do governo britânico disse que os dois líderes discutiram cooperação em comércio e segurança, incluindo a cooperação em defesa por meio da Otan.
O presidente da França, Emmanuel Macron, conversou pela primeira vez com Biden, e disse que está pronto para trabalhar em conjunto em temas como clima, saúde e luta contra o terrorismo e defesa dos direitos fundamentais, informou o seu gabinete.
O governo do vizinho Canadá foi o primeiro a falar com o presidente eleito Joe Biden. O primeiro-ministro Justin Trudeau ligou para o democrata na segunda-feira e disse que os dois se comprometeram a trabalhar em conjunto para "lutar contra a pandemia e apoiar uma recuperação econômica sustentável nos dois países e no continente americano".
Vários líderes estrangeiros já parabenizaram Joe Biden e Kamala Harris desde o sábado, enquanto alguns ainda não se manifestaram, incluindo o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Nesta terça-feira, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, enviou uma mensagem de felicitações para os democratas.