A torre do Big Ben, relógio símbolo de Londres, está ficando torta e já apresenta uma inclinação de 0,26 grau na direção Noroeste, com seu topo cerca de meio metro fora do prumo, revela relatório encomendado pelo Parlamento Britânico em 2009 e obtido pelo jornal inglês "Sunday Telegraph".
Apesar de já poder ser percebida a olho nu, a inclinação não oferece perigo e levará alguns milhares de anos para atingir o nível da famosa Torre de Pisa, na Itália, informaram os responsáveis pela avaliação.
"Estamos falando de um movimento incrivelmente pequeno - disse John Burland, professor de engenharia do Imperial College London e integrante do grupo de estudo. - No ritmo atual, vai levar 10 mil anos até que chegue à inclinação da Torre de Pisa.
Com 96 metros de altura, a torre neogótica começou a ser construída em 1843 e só foi completada em 1859, com muitos anos de atraso. Desde então, o relógio colocado lá marca o ritmo da vida na cidade e tornou-se ícone da proverbial pontualidade britânica. Mike McCann, responsável pela manutenção do equipamento, minimizou o problema, afirmando que tais imperfeições fazem parte da vida de prédios antigos como o do Big Ben. "Os vitorianos não tinham lasers e outros equipamentos para fazer essas avaliações. Assim, para começar, ela nunca seria totalmente reta.
Segundo os especialistas, a maior parte da inclinação da torre ocorreu logo depois de sua conclusão, com a acomodação do solo, mas ela tem se acelerado desde 2003, chegando aos 0,9 mm anuais.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Moraes cobra explicações sobre visitas aos militares presos; Exército nega irregularidades
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas
Juízes e desembargadores que jantaram com Luciano Hang são alvo de investigação do CNJ