• Carregando...

Londres – Uma bombástica entrevista do bilionário russo Bóris Berezovsky, um dos maiores desafetos do presidente da Rússia, Vladimir Putin, provocou ontem mais um desentendimento nas relações entre Londres e Moscou. Berezovsky, que vive na capital britânica com o status de refugiado político, disse ao jornal "The Guardian" que está usando sua influência financeira e política junto à elite russa para preparar um golpe de Estado contra Putin. Na entrevista o bilionário alega que apenas a força poderá criar um ambiente democrático em seu país.

O Kremlin reagiu duramente, exigindo que o governo britânico reveja a situação de Berezovsky no Reino Unido. A procuradoria-geral da Rússia abriu processo penal contra ele por "preparar a derrubada do poder constitucional", o que pode levar a até 20 anos de prisão.

Londres e Moscou já divergiram antes sobre a presença do bilionário na capital britânica – a mais recente ocorreu após Berezovsky acusar Putin pelo assassinato do espião Alexander Litvinenko, morto em 2006 por envenenamento.

"Não há chance de uma mudança de regime na Rússia por meio de eleições democráticas. Precisamos de pressão e força para que isso aconteça", disse o bilionário ao jornal.

Desta vez, porém, Londres não parece estar disposta a mais confrontos: a Scotland Yard anunciou que vai investigar se as declarações de Berezovsky ferem as leis sobre refugiados políticos. O Ministério do Exterior disse em nota repudiar ações violentas contra um Estado soberano. Já o bilionário, apesar de o "Guardian" ter disponibilizado a entrevista em seu site, fez questão de dizer que não incentivou a violência.

Berezovsky, de 61 anos, é um ex-matemático que construiu sua fortuna, avaliada em US$ 1,7 bilhão, com a compra de estatais russas nas privatizações dos anos 90. Ironicamente, foi um dos principais cabos eleitorais de Putin à Presidência, em 2000, mas a aliança foi desfeita tão logo o presidente mostrou não estar disposto a dividir o poder com a oligarquia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]