A primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, acena para a plateia na convenção do Partido Democrata, em Charlotte, Carolina do Norte| Foto: Rick Wilking/Reuters

Opinião

As explicações que os americanos estão esperando

Roger Cohen, colunista do jornal The New York Times

Leia opinião completa.

CARREGANDO :)

No discurso mais direto entre os principais da convenção partidária que oficializa a candidatura de Barack Obama à reeleição, o ex-presidente Bill Clinton preparou um texto em que acusa a oposição republicana de ser individualista e de causar a crise econômica sem dar ao presidente tempo de revertê-la.

"A pergunta mais importante é em que tipo de país você quer viver", escreveu o ex-presidente, segundo trechos de seu discurso antecipados pela organização do evento ontem à noite.

Publicidade

"Se é uma sociedade do cada um por si, em que o vencedor leva tudo, você tem de apoiar a chapa republicana. Se quer um país no qual a responsabilidade é dividida – estamos todos no mesmo barco – você deve votar em Barack Obama e Joe Biden."

Clinton (1993-2001), cuja popularidade hoje é de 69% segundo o Gallup, foi escalado para encerrar a noite de ontem, segundo dia de convenção em Charlotte.

A retórica simples e direta e sua habilidade como orador ajudaram a fazer dele o mais pop dos ex-presidentes americanos vivos. Na convenção, foi escalado para inspirar e persuadir os eleitores independentes descrentes de Obama.

Clinton preparou um argumento direto para defender Obama: "Ele herdou uma economia profundamente estragada, pôs limites na queda, pegou a longa e difícil estrada da recuperação e estabeleceu as bases para uma economia mais moderna e equilibrada que produzirá milhões de bons empregos, novos e vibrantes negócios e muita riqueza para os inovadores."

A mensagem da segunda chance para Obama, que em seu primeiro mandato cumpriu cerca de 1/3 das mais de­­ 500 promessas que fez, tem perpassado quase todos os discursos da convenção.

Publicidade

Mudança

A previsão de chuva le­­vou­­ a organização da conven­­ção a mudar o discurso de Obama, hoje, do estádio Bank­­ of America para a Time War­­ner Arena, palco do restante do evento.

O estádio, descoberto, tem 74 mil lugares. A arena tem 20 mil.