O bilionário Bill Gates fez uma "doação secreta" de US$ 50 milhões para uma organização sem fins lucrativos que apoia a candidatura presidencial da vice-presidente Kamala Harris, do Partido Democrata, segundo informações publicadas pelo jornal americano The New York Times nesta terça-feira (22). A contribuição foi direcionada à Future Forward, uma organização isenta de impostos federais, o que permite que ela receba doações sem a necessidade de revelar os doadores.
Apesar de não ter feito um anúncio público sobre sua preferência nestas eleições, Gates confirmou a doação em conversas privadas com três fontes distintas, revelou o Times. O jornal americano cita que a doação é vista como uma resposta à preocupação de Gates em relação a um possível segundo mandato de Donald Trump, que, segundo informações, poderia impactar negativamente “programas de saúde global e planejamento familiar”.
Enquanto Gates opta por um apoio democrata discreto, o CEO da Tesla e dono do X, Elon Musk, tem se posicionado publicamente a favor de Trump, investindo, segundo informações, mais de US$ 75 milhões na campanha republicana.