O líder da rede terrorista Al-Qaeda Osama bin Laden, o Papa Bento XVI e o criador do personagem Borat, o ator Sacha Baron Cohen, estão entre as 100 personalidades mais influentes do mundo, segundo lista organizada pela revista Time, que chega às bancas dos EUA nesta sexta-feira. A lista, criada em reconhecimento "aos homens e mulheres cujo poder, talento ou exemplo moral transforma o nosso mundo", é dividida em categorias que englobam diversas áreas de atuação. Desta forma, os pré-candidatos democratas à presidência dos EUA, Hillary Clinton e Barack Obama, figuram ao lado de pesos-pesados de Hollywood como Martin Scorsese, Cate Blanchett e os galãs Brad Pitt e Leonardo DiCaprio, bem como a modelo britânica Kate Moss.

CARREGANDO :)

Uma das maiores surpresas da lista, no entanto, é a ausência, pela primeira vez desde a sua criação, em 2004, do presidente dos EUA, George W. Bush.

A rainha Elizabeth II da Grã-Bretanha, a ministra das Relações Exteriores de Israel, Tzipi Livni e a secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice, aparecem na categoria "líderes e revolucionários". Assim como o governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger, o irmão caçula do líder cubano Fidel Castro e que ocupa interinamente a presidência da ilha, Raul Castro, da líder do Partido do Congresso Indiano Sonia Gandhi e do presidente chinês Hu Jintao.

Publicidade

Outros políticos citados são a chanceler alemã, Angela Merkel, o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, a líder da Câmara de Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, e Liu Qi, do comitê dos Jogos Olímpicos de Pequim-2008.

A categoria "heróis e pioneiros" inclui o bilionário investidor e filantropo Warren Buffett, listado ombro a ombro com o tenista suíço Roger Federer, o jogador de futebol Thierry Henry, o ativista digital chinês Zeng Jinyan. a apresentadora de televisão Oprah Winfrey, o ator e diretor de cinema George Clooney, que fez campanha para a conscientização sobre a situação na região sudanesa de Darfur e o ator americano Michael J.Fox, portador do mal de Parkinson e defensor das pesquisas com células-tronco.

O empresário britânico Richard Branson foi listado na categoria "construtores e titãs", junto com Chad Hurley e Steve Chen, co-fundadores do site de troca de vídeos na internet YouTube, e o chefe do grupo de luxo LVMH Bernard Arnault. O magnata indiano da siderurgia, Lakshmi Mittal, o quinto mais rico do mundo, também foi listado ao lado do presidente da Apple, Steve Jobs.

A sensação do pop Justin Timberlake foi citado ao lado do o músico senegalês Youssou N'Dour, enquanto a transformação do ex-vice-presidente americano Al Gore em ativista ambiental o inseriu na categoria "cientistas e pensadores".