Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Afeganistão

Bin Laden está vivo e enviou carta, diz líder taleban

Cabul – O novo chefe militar do Taleban (grupo extremista islâmico deposto por uma coalizão liderada pelos EUA no final de 2001, que controlava mais de 90% do Afeganistão), Bakht Mohammad, afirmou ontem que o líder da rede terrorista Al Qaeda, o saudita Osama bin Laden, está vivo e lhe enviou uma carta de condolências depois que seu irmão morreu, em maio.

"Ele (Bin Laden) está vivo e ativo. "Ele me enviou uma carta após a morte de meu irmão, o o mulá Dadullah Lang", disse o novo líder à rede de tevê Al Jazeera (Qatar).

O mulá Dadullah foi morto por forças americanas no Afeganistão. Sua morte foi vista como a maior baixa da insurgência Talebã desde seu afastamento, em 2001. "Bin Laden me disse para seguir os passos de meu irmão", disse Mohammad.

O líder morto é apontado como mentor de ataques suicidas contra tropas afegãs e ocidentais no sul do Afeganistão, assim como seqüestros de estrangeiros e degolamentos.

Segundo Mohammad, Bin Laden evita a exposição na mídia por questões de segurança. "São apenas táticas militares. Ele prefere não aparecer na imprensa, porque isso isso representaria perigo para ele", disse o novo líder Taleban. Fontes da segurança dos EUA estimam que o terrorista está escondido na fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.