Islamabad - O presidente do Paquistão, Asif Ali Zardari, informou ontem que o paradeiro do líder da rede terrorista Al-Qaeda, Osama bin Laden, continua sendo um mistério e que existe a suspeita de que ele possa estar morto.
Em entrevista coletiva, Zardari informou que autoridades norte-americanas disseram não ter nenhuma pista sobre o atual paradeiro do líder da Al-Qaeda.
"Os norte-americanos nos dizem que eles não sabem (se Bin Laden está vivo ou morto) e eles estão muito melhor equipados que nós para procurá-lo", disse o presidente paquistanês. "Nossos serviços de inteligência dizem que ele está morto, mas não têm provas, de modo que não podem confirmar isto. Assim, estamos entre os fatos e a ficção", disse.
Os EUA afirmam que Bin Laden e seus aliados estão escondidos em redutos nas zonas tribais no noroeste do Paquistão, próximo à fronteira com o Afeganistão. A declaração de Zardari foi resposta a uma pergunta sobre o avanço do grupo islâmico radical Taleban sobre o vale do Swat, como parte de um acordo de cessar-fogo com o governo. O acordo foi duramente criticado pelos EUA, que temem o crescimento da insurgência terrorista no país.