Londres Um dinossauro do tamanho de um gato que viveu há 150 milhões de anos foi o animal mais rápido sobre duas patas que existiu, segundo um novo estudo publicado pela revista Proceedings of the Royal Society.
O animal, semelhante a um lagarto, foi batizado como compsognato (Compsognathus longipes). Ele pesava três quilos e podia cobrir cem metros em pouco mais de seis segundos, velocidade que envergonharia os modernos atletas olímpicos.
A sua velocidade máxima era próxima a 64 km/h, segundo simulações feitas em computador. Era mais rápido que o avestruz, o mais veloz de todos os bípedes de hoje.
Segundo a simulação, a velocidade máxima de um avestruz de 65 quilos é de 55,4 km/h, muito superior à de qualquer humano, mas inferior à do compsognato. O pequeno animal superaria em velocidade todos os outros dinossauros conhecidos, inclusive o velociraptor, segundo um modelo de biomecânica desenvolvido pela Universidade de Manchester (Reino Unido).
O especialista em biomecânica Bill Sellers e o paleontólogo Philip Manning usaram um computador de grande capacidade para reconstruir as velocidades de outros quatro dinossauros: velociraptor, tiranossauro, dilofossauro e alossauro.
O computador utilizou os detalhes da anatomia de cada um desses animais, de pesos que variavam de 3 quilos (no caso do compsognato) a seis toneladas (tiranossauro), para determinar a biomecânica ideal de cada um.
O sucesso do filme "O Parque dos Dinossauros" reforçou as perguntas sobre a velocidade dos grandes lagartos. Alguns cientistas inclusive duvidam que o maior deles, o tiranossauro, pudesse correr. Mas os dois pesquisadores britânicos respondem que ele chegaria a cerca de 29 km/h.
Deixe sua opinião