O bispo anglicano sul-africano Desmond Tutu anunciou hoje que vai se retirar da vida pública no final do ano, quando completará 79 anos. O homem que em 1984 conquistou o Prêmio Nobel da Paz por sua luta contra o apartheid afirmou que "chegou a hora de diminuir o ritmo" e passar mais tempo com a família. O ex-arcebispo da Cidade do Cabo disse que após seu aniversário, em 7 de outubro, vai limitar seu tempo no escritório para um dia por semana até fevereiro de 2011.
"Em vez de envelhecer em casa com minha família, lendo, escrevendo, rezando e pensando, muito do meu tempo foi gasto em aeroportos e hotéis", contou Tutu, em comunicado divulgado hoje. "Chegou a hora de diminuir o ritmo, tomar chá de rooibos com minha amada mulher e meus netos em vez de realizar conferências e convenções em câmpus universitários."
Nas últimas semanas, Tutu apareceu em vários eventos da Copa do Mundo. Ele fez um discurso muito aplaudido na abertura do mundial e foi visto dançando em sua cadeira na ala vip. Foi Tutu quem cunhou a expressão de "país do arco-íris de Deus" para a África do Sul para celebrar sua diversidade cultural.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas
Centrão defende negociação para tentar conter excessos do STF em 2025
Juízes e desembargadores que jantaram com Luciano Hang são alvo de investigação do CNJ