Buenos Aires - O bispo britânico Richard Williamson, cuja negação do Holocausto desencadeou uma polêmica envolvendo o Vaticano, deixou a Argentina ontem, em cumprimento a uma ordem de expulsão do governo.
A assessoria de imprensa do Ministério de Interior argentino informou, por meio de um comunicado, que Williamson saiu de Buenos Aires com destino a Londres. A única partida do Aeroporto Internacional de Ezeiza, com destino a Heathrow, registrada ontem, foi o voo 246 da British Airways, que decolou às 14h28 locais (13h28 em Brasília).
Cerca de duas horas antes de partir, Williamson protagonizou um incidente com o jornalista Norberto Dupesso, do canal local Todo Noticias (TN). Dupesso pediu para entrevistar o bispo e, como resposta, o prelado ergueu um punho de forma ameaçadora.
Momentos depois, dois homens que acompanhavam o bispo, um dos quais aparentava vestir um hábito sacerdotal, foram tomar satisfações com Dupesso.
Na semana passada, o Ministério de Interior deu dez dias para que Williamson deixasse a Argentina. De acordo com o governo, o bispo entrou no país em 2003 sob a alegação de que realizaria tarefas administrativas em uma associação civil quando, na verdade, exercia o sacerdócio e dirigia um seminário.
O bispo católico ganhou as manchetes de jornais do mundo inteiro depois de ter dito durante entrevista que as câmaras de gás usadas pelos nazistas "não existiram" e que entre 200 mil e 300 mil judeus, e não 6 milhões, teriam morrido nos campos de extermínio da Segunda Guerra Mundial.
Ante a negativa de Williamson de se retratar da declaração, a Sociedade São Pio X o destituiu, no último dia 9, do cargo de diretor do seminário dessa congregação em La Reja, cerca de 30 quilômetros a oeste de Buenos Aires.
Williamson é um dos quatro bispos da sociedade São Pio X consagrados por Marcel Lefebvre sem consentimento papal, motivo pelo qual foram excomungados em 1998. A excomunhão foi levantada em janeiro pelo Papa Bento XVI, decisão que causou indignação internacional por causa das declarações de Williamson sobre o Holocausto.* * * * * *
Interatividade
Qual a sua opinião sobre a expulsão do bispo Richard Williamson?
Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br ou deixe o seu comentário abaixo.
As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo