O papa Bento XVI aceitou a renúncia do bispo de Limerick, Donal Murray, informou hoje o Vaticano. O monsenhor foi duramente criticado em uma investigação irlandesa sobre abusos sexuais de religiosos e o papel da hierarquia da Igreja para encobrir esses crimes.
O anúncio divulgado pela Igreja é conciso e não menciona o escândalo. O texto afirma que a renúncia ocorreu segundo um trecho da lei canônica que permite que bispos, com menos do que os 75 anos da aposentadoria compulsória, possam renunciar caso tenham se tornado "incompatíveis" com o posto. A incompatibilidade pode resultar de uma doença ou alguma outra circunstância, como um escândalo.
Murray, de 69 anos, foi bispo-auxiliar em Dublin. A renúncia dele era esperada, após um duro relatório divulgado no mês passado segundo o qual a Igreja Católica na Irlanda encobriu mais de cem abusos contra crianças cometidos por padres. Murray não é acusado de cometer abusos, mas sim de encobrir o problema.
A investigação do governo irlandês concluiu que outros quatro bispos ainda no cargo e cinco bispos aposentados, incluindo o cardeal Desmond Connell, tiveram um papel para encobrir o escândalo nas últimas décadas. O relatório afirma que líderes da Igreja na Arquidiocese de Dublin não informaram as autoridades sobre abusos sexuais de padres. Já a polícia não cumpria suas obrigações de investigar, acreditando que os religiosos estavam acima da lei.
Dois bispos, Martin Drennan, de Galway, e Eamonn Walsh, de Dublin, afirmaram não ter intenção de entregar suas renúncias ao papa. O Vaticano foi duramente criticado na Irlanda, um país de fortes raízes católicas, por não responder a cartas enviadas por investigadores à Arquidiocese de Dublin.
O relatório do governo concluiu que mais de 170 clérigos se envolveram em abusos, desde 1940. Líderes da Igreja ocultaram o problema, nota o documento. A instituição passou a cooperar para apurar esses casos só em 1995. Com isso, a expectativa é que a Arquidiocese de Dublin seja punida em processos judiciais em milhões de euros.
PT apresenta novo “PL da Censura” para regular redes após crescimento da direita nas urnas
Janjapalooza terá apoio de estatais e “cachês simbólicos” devem somar R$ 900 mil
Não há inflação baixa sem controle de gastos: Banco Central repete alerta a Lula
De 6×1 a 4×3: PEC da redução de jornada é populista e pode ser “armadilha” para o emprego