• Carregando...
Série já vendeu mais de 4 milhões | Divulgação/Redoctone
Série já vendeu mais de 4 milhões| Foto: Divulgação/Redoctone

Londres – O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, anunciará sua intenção de renunciar ao cargo de líder do Partido Trabalhista hoje, finalizando semanas de boatos sobre a sua saída do poder e preparando as últimas semanas da sua participação de 10 anos como premier.

O porta-voz oficial de Blair disse que o primeiro-ministro apresentará suas intenções aos colegas do gabinete na manhã desta quinta-feira. Ele deverá viajar ao distrito eleitoral de Sedgefield, no norte da Inglaterra, para fazer um anúncio público.

Especulações sobre a data da renúncia de Blair duraram semanas e se intensificaram depois que ele comemorou dez anos no poder em 1.º de maio. Na tradição do Parlamento britânico, o líder do maior partido na Câmara dos Comuns detém o cargo de primeiro-ministro. O anúncio de Blair, de que ele deixa o cargo de líder do Partido Trabalhista, abrirá uma disputa que escolherá o novo líder. A partir desse momento, Blair renunciará ao cargo de primeiro-ministro em sete semanas.

O chefe do Tesouro britânico, Gordon Brown, amigo e também rival de longo tempo de Blair, é o favorito para suceder-lhe, embora dois outros deputados trabalhistas tenham manifestado a intenção de concorrer às eleições internas do partido.

O anúncio de Blair é esperado desde setembro de 2004, quando ele declarou numa entrevista à televisão que serviria apenas mais um mandato, o seu terceiro, como primeiro-ministro.

Na história recente britânica, os primeiros-ministros têm governado por apenas um mandato. John Major, predecessor de Blair, manteve o cargo por quatro anos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]