Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Reino Unido

Blair é interrogado sob suspeita em doações

Londres – O premier britânico, Tony Blair, foi interrogado ontem como testemunha nas investigações sobre a nomeação à Câmara dos Lordes de empresários que fizeram empréstimos à campanha de 2005 do Partido Trabalhista. O premier é suspeito de ter violado uma lei de 1925 ao aceitar que quatro grandes empresários emprestassem ao seu partido 4,5 milhões de libras (R$ 19 milhões) e os compensar, em seguida, com o enobrecimento – o que os qualificou para ocupar um assento na Câmara Alta, equivalente ao Senado de países republicanos, mas com menos poderes.

Esses empréstimos não foram contabilizados, fato que infringe uma outra lei britânica, que obriga a identificação de quem empresta ou doa mais de 5 mil libras.

O caso vem sendo investigado desde março. Blair declarou na época saber de "empréstimos não declarados’’ feitos por pessoas a seguir nomeadas à Câmara dos Lordes, mas negou a existência um plano de recompensas.

O último premier britânico investigado pela mesma irregularidade foi David Lloyd George, há cerca de 90 anos. Na época um de seus assessores foi condenado à prisão. Blair, no entanto, não é formalmente réu de um processo.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.