• Carregando...

Londres (AFP) — A criação de uma "aliança de civilizações" que reúna países ocidentais e muçulmanos para combater "a barbárie do terrorismo" foi discutida ontem os primeiros-ministros da Grã-Bretanha, Tony Blair, e da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero. Durante a visita de Zapatero a Londres, o premier britânico apoiou a idéia de uma aproximação entre ocidentais e árabes, que já havia sido proposta por Zapatero na Assembléia Geral das Nações Unidas (ONU), em setembro. "A idéia de reunir Espanha, Turquia e outros países para expressar claramente sua solidariedade para além das diferenças religiosas é muito importante", disse Blair.

Ambos os dirigentes, cujos países foram vítimas de atentados nos transportes públicos, evocaram principalmente a luta contra o terrorismo durante seu encontro. Zapatero ressaltou a profunda e intensa solidariedade que a Espanha sentiu em relação a Londres diante dos atentados terroristas dos dias 7 e 21 de julho, acrescentando que o que ocorreu em Londres foram vis assassinatos."Quero dizer ao povo do Reino Unido que eles podem considerar a Espanha como um aliado absoluto", declarou o primeiro-ministro espanhol.

Blair e Zapatero refletiram sobre os meios de "combater o extremismo que se baseia em uma interpretação pervertida e deformada do Islã".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]