Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Secretário de Estado

Blinken visitará Coreia do Sul, que enfrenta crise política

O secretário de Estado americano, Antony Blinken (Foto: EFE/EPA/WILL OLIVER)

Ouça este conteúdo

O secretário de Estado americano, Antony Blinken, visitará a Coreia do Sul, país que vem enfrentando instabilidade política e teve, recentemente um mandado de prisão emitido contra seu presidente. O chefe da diplomacia dos Estados Unidos visitará também o Japão e a França.

O anúncio foi feito pelo Ministério de Relações Exteriores da Coreia do Sul, que em comunicado informou que Blinken se reunirá com Cho Tae-yul, chefe do ministério. O encontro acontecerá na próxima segunda (6).

A Coreia do Sul é um aliado chave dos Estados Unidos no tema de segurança, entretanto, o país asiático vem passando por uma instabilidade. A crise começou quando Yoon Suk, presidente coreano, tentou implementar uma lei marcial no país, no dia 3 de dezembro. A tentativa falhou e o mandatário virou alvo de impeachment, pedido de prisão e foi afastado. Na última sexta-feira (3), militares foram indiciados pela participação na imposição da lei marcial.

“Espera-se que falem sobre a aliança entre a Coreia do Sul e os Estados Unidos, a cooperação entre ambos os países e o Japão, os problemas da Coreia do Norte e os desafios regionais e globais”, acrescentou o ministério.

O Departamento de Estado americano, por sua vez, mencionou no comunicado a instabilidade vivida pelo país asiático e destacou que Blinken abordará "as formas pelas quais os dois países podem continuar a construir a nossa cooperação crítica sobre os desafios do mundo".

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.