O blogueiro egípcio Maikel Nabil, preso por criticar o Exército, foi libertado, por ocasião do primeiro aniversário da revolta no Egito, anunciou neste sábado (21) o presidente da Justiça militar, Adel Al-Mursi.
"Uma decisão de libertação foi tomada para Maikel Nabil e 1959 outros presos, por ocasião do primeiro aniversário do 25 de janeiro", havia indicado antes uma fonte da Justiça militar, que pediu para não ser identificada.
Condenado em abril a três anos de prisão por um tribunal militar, por ter criticado o Exército egípcio em seu blog, Nabil teve a pena reduzida para dois anos após recorrer da sentença, em 14 de dezembro.
A captura de Nabil, no fim de março, e sua condenação provocaram comoção no exterior. Trinta grupos e militantes da defesa dos direitos humanos divulgaram no fim de dezembro, em Genebra, uma petição às autoridades egípcias, por sua libertação. O governo americano pediu a revisão do julgamento.
Países ocidentais e ONGs denunciaram que, apesar da queda do regime de Mubarak, os crimes de opinião continuam sendo julgados no Egito pelos tribunais militares.
Reforma tributária eleva imposto de profissionais liberais
Dino dá menos de um dia para Câmara “responder objetivamente” sobre emendas
Sem Rodeios: José Dirceu ganha aval do Supremo Tribunal Federal para salvar governo Lula. Assista
Além do Google, AGU aumenta pressão sobre redes sociais para blindar governo