O crescimento de casos de Covid-19 na Europa tem obrigado diversas regiões a voltarem a adotar bloqueios e implementar novas medidas de segurança sanitária para conter a disseminação do novo coronavírus.
É o caso da Espanha, que anunciou um bloqueio de duas semanas, a partir de quinta-feira, (22) para a região de Navarra, ao norte do país. O governo espanhol também estuda implementar um toque de recolher para lidar com o aumento nacional de casos diários de Covid-19. De acordo com autoridades de saúde espanholas, o país já registra 988.322 casos da doença e 33.992 mortes.
Confira: As últimas notícias sobre a pandemia de coronavírus
Na Itália, o primeiro-ministro, Giuseppe Conte, está tentando dar às cidades e regiões mais margem de manobra para decidir sobre seus próprios limites no que diz respeito a bloqueios e medidas de segurança para conter a disseminação do vírus, de acordo com publicação do jornal britânico The Guardian.
Após a decisão, as regiões da Campânia, no sul, e da Lombardia, no norte, devem implementar um toque de recolher noturno nesta semana, na tentativa de conter a propagação do vírus. A Itália totaliza 434.449 contaminações por Covid-19 e 36.705 mortes pela doença.
Já a Irlanda deve se tornar o primeiro país da União Europeia a retornar ao lockdown. Na noite de ontem (19), o governo anunciou que lojas não essenciais serão fechadas e que as pessoas devem ficar em casa. A partir de quarta-feira (21), o país passará para o nível mais alto de bloqueio por seis semanas, com multas gradativas para quem violar os limites impostos pelo governo. De acordo com levantamento do governo, a Irlanda registrou 52.256 casos de Covid-19 e 1.865 mortes.
Na Alemanha, a situação do vírus continua a piorar. Com 6.868 novos casos identificados nas últimas 24 horas, o país registra agora o total de 373.167 contaminações e 9.836 mortes pela doença. A nação planeja impor um lockdown no município bávaro de Berchtesgadener Land a partir de hoje (20).
Na França, foram registrados 20.468 novos casos diários de Covid-19. O país tem enfrentado um drástico aumento da disseminação da doença. O total de casos é de 930.745 e as mortes somam 33.885. Desde sábado (17), estão em vigor as medidas as novas medidas contra a propagação do coronavírus em território francês.