O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) recebeu nesta quarta-feira (26) a notificação da corte arbitral internacional sobre ação movida pelo governo do Equador em relação ao financiamento de US$ 286 milhões aplicados na construção da hidrelétrica de San Francisco pela construtora brasileira Odebrecht, segundo informou a assessoria de imprensa do banco.

CARREGANDO :)

A Odebrecht foi expulsa do Equador sob acusação de mau uso dos recursos na construção da hidrelétrica que, segundo o governo equatoriano, teria apresentado problemas de estrutura depois de inaugurada. A usina ficou parada durante vários meses antes de entrar novamente em operação.

Nesta terça-feira (25) o o ministro de Setores Estratégicos do Equador, Galo Borja, informou, em entrevista à imprensa, que o governo vai manter o pagamento das parcelas do financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Segundo Borja, o pagamento será mantido até que saia a decisão da corte arbitral internacional.

Publicidade

O ministro explicou que o empréstimo é feito com pagamentos automáticos entre os bancos centrais dos dois países, e que nenhuma decisão diferente será tomada até que haja o pronunciamento da Câmara de Comércio Internacional de Paris a corte em que o Equador abriu o processo.