Uma pesquisa boca de urna divulgada no início da noite deste domingo (28) mostrou que Edmundo González, candidato do principal bloco de oposição ao chavismo, será o novo presidente da Venezuela.
Segundo a Edison Research, instituto de pesquisa que realiza levantamentos boca de urna nas principais eleições dos Estados Unidos, González teve 65% dos votos na eleição presidencial realizada neste domingo, contra 31% do ditador Nicolás Maduro.
O levantamento ouviu 6.846 eleitores venezuelanos em cem centros de votação. Ex-diplomata, González herdou o posto de candidato da Plataforma Unitária Democrática (PUD) depois que a ditadura de Maduro confirmou a inabilitação de María Corina Machado, vencedora das primárias do bloco oposicionista.
Caso estes números se confirmem, será o fim de 11 anos de ditadura de Maduro na Venezuela e de duas décadas e meia de chavismo. Entretanto, o regime é conhecido pelas fraudes eleitorais e não se sabe se a apuração refletirá os dados da pesquisa.
No momento, os votos estão sendo contados e a oposição denuncia que a ditadura chavista está impedindo o acesso aos locais de apuração.