Bolivianos fizeram uma marcha da cidade de El Alto até a capital La Paz, separadas por cerca de 20 quilômetros, levando os caixões de cinco das oito pessoas que morreram no enfrentamento entre manifestantes e a polícia em um refinaria de El Alto, nesta quinta-feira (21). A polícia usou gás lacrimogêneo para dispersar a marcha no centro da capital.
Segundo a imprensa boliviana, a marcha chegou por volta das 14 horas (15 horas em Brasília) ao centro de La Paz. Um grupo se separou e avançou até uma região da cidade onde havia forte presença militar e policial. Em seguida, nuvens de gás lacrimogêneo tomaram conta das ruas nos arredores da sede do governo, deixando pessoas desmaiadas e outras feridas em meio ao tumulto.
Autópsias confirmaram que as oito vítimas fatais do confronto durante a operação policial-militar na refinaria de El Alto morreram por impactos de armas de fogo, segundo comunicado da Defensoria do Povo da Bolívia divulgado nesta quinta-feira. Ainda segundo a Defensoria, 32 pessoas já morreram desde o início do atual conflito no país.
Os manifestantes ocupavam a refinaria YPFB em Senkata, El Alto, e impediam a saída de caminhões que deveriam transportar combustíveis. O bloqueio causou escassez de combustível tanto em El Alto quanto em La Paz e, consequentemente, escassez de alimentos.
Galeria de fotos:
Milei x Lula: G20 promete confronto de visões que testará pragmatismo entre Brasil e Argentina
Efeito Milei: como as maiores empresas argentinas cresceram 130% no último ano
Ministro de Lula endossa xingamento de Janja a Musk: “Estava preso nas nossas gargantas”
A tática do PCC para evitar vazamento de informação no mundo do crime